Anu-preto

Videos deste animal     (1)

Informações do animal

Nome: Anu-preto
Nome científico: Crotophaga ani
Nomes populares: anum, anu-pequeno, anum, coró-coró.

Característica

Mede entre 32 e 36 centímetros e pesa de 95 a 115 gramas. Não apresenta dimorfismo sexual. De plumagem completamente negra, costuma vocalizar sobre poleiros, promovendo grande gritaria em bandos.

Alimentação

Apanha, no chão ou entre arbustos, grilos, gafanhotos, besouros, vaga-lumes, vespas e pequenos vertebrados, incluindo lagartos, cobras e anfíbios, ovos e filhotes de aves.

 

 

 

Reprodução

Constrói ninhos coletivos, compartilhados entre três ou quatro casais, contando com a colaboração de machos, fêmeas e filhotes de posturas anteriores em todas as atividades. Esses ninhos coletivos geralmente recebem um número grande de ovos, cerca de quatro a sete de cada fêmea, incubados em média por 16 dias. Podem reunir em média até 50 ovos, que são dispostos em camadas, só que apenas uma parte deles eclode.

 

Hábitos

Habita bordas de florestas, várzeas, zonas arbustivas e áreas abertas. É péssimo voador. Vive em casais, normalmente em bandos, dentro de territórios coletivos. A espécie é muito sociável e mantém sistema social hierárquico, podendo, às vezes, haver disputas por supremacia no bando ou disputas territoriais com bandos vizinhos. Tal qual outro cuculídeos, costumam tomar banho de areia, sol ou chuva em poças d’água.

 

 

 

Distribuição Geográfica

 

Existem registros deste animal nas seguintes cidades:

Registro mais recente: Em Botuvera - 05/06/2011

Curiosidades

Uma crendice do Sul do Brasil diz que comer fígado de anu pensando numa moça, torna-a apaixonada e passar o bico do anu no rastro da mulher desejada dá o mesmo resultado.

Observações do autor – Este pássaro povoa o imaginário popular. Há quem diga que se ele cantar perto da casa é sinal de mau agouro para os moradores. Outros garantem que se torrar seu bico, este terá propriedades afrodisíacas. Outra crendice sobre este pássaro é bastante interessante: “diz-se que, se destravar a sua língua (seria cortar a pele debaixo da língua que a prende ao bico), o anu aprende a falar”.

Dados Científicos

Classificação Científica

Reino:  Animalia
Filo:  Chordata
Classe:  Aves
Ordem:  Cuculiformes
Família:  Cuculidae
Subfamília:  Crotophaginae
Espécie:  C. ani

 

Nome Científico
Crotophaga ani

Mais nomes

anum, anu-pequeno, anum, coró-coró.

Ocorrências