Sanhaçu-do-coqueiro

Videos deste animal     (1)

Informações do animal

Nome: Sanhaçu-do-coqueiro
Nome científico: Tangara palmarum

Característica

Mede cerca de 17 centímetros. Predominantemente de coloração esverdeada. Entre as longas penas da asa, nota-se durante o voo uma listra mais clara, amarelada, característica da espécie.

Alimentação

Onívoro, alimenta-se de insetos, como formigas e cupins, e outros invertebrados que caça entre a folhagem ou durante o voo.

Reprodução

Constrói seu ninho em forma de taça com fibras vegetais, camuflado entre a folhagem densa. Põe geralmente dois ovos de cor creme ou branca com manchas de tons acinzentados. A incubação é realizada pela fêmea durante 14 dias e os filhotes se tornam independentes com 20 dias. A alimentação dos filhotes e a construção do ninho são atividades realizadas pelo casal. No período de reprodução, canta com mais intensidade.

Hábitos

Espécie muito ativa. Habita áreas florestadas, mas pode frequentar também pomares e áreas urbanas, regiões com vegetação baixa. Costuma viver em casais e pequenos grupos. É agressivo e territorialista, inclusive com os da mesma espécie.

Distribuição Geográfica

 

Existem registros deste animal nas seguintes cidades:

Registro mais recente: Em Brusque - 31/10/2013

Curiosidades

Frequenta palmeiras com regularidade, preferindo estas árvores como ponto de pouso ou nidificação, hábito que deu origem ao seu nome popular.

Dados Científicos

 


Classificação Científica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Thraupidae, Cabanis, 1847
Espécie: T. palmarum
Nome Científico:Tangara palmarum,(Wied, 1823)
Nome em Inglês:Palm Tanager