Biguatinga

Informações do animal

Nome: Biguatinga
Nome científico: Anhinga anhinga

Característica

Mede de 66 a 91 centímetros e pesa de 900 gramas a 1,35 quilo. Os machos têm cores mais brilhantes do que as fêmeas, possuem plumagem preto-esverdeada, acentuada por penas cinza-prata na parte superior das costas e as asas que são demarcadas com longas penas brancas. Eles também têm cristas pretas. A fêmea difere do macho pela cor creme no pescoço, peito e dorso. Ela apresenta cabeça, pescoço, peito e dorso de cor marrom claro. Os juvenis têm coloração marrom uniforme.

 

Alimentação

Come peixes, anfíbios e cobras aquáticas, capturando-os em mergulhos longos.

Reprodução

A fêmea deposita de três a quatro ovos azulados ou brancos em ninho de galhos secos e o macho ajuda na incubação e nos cuidados com a prole.

Hábitos

De hábito solitário, prefere corpos d’água menores com muita vegetação circundante. Costuma planar junto a urubus e outras aves planadoras, destacando sua silhueta em forma de cruz.

Distribuição Geográfica

 

Em Itapiranga, 19 de junho de 2012.

 

Existem registros deste animal nas seguintes cidades:

Registro mais recente: Em Brusque - 15/08/2013

Curiosidades

Sempre que ameaçado por algum predador, lança-se na água e foge com o pescoço fora d’água, lembrando uma cobra. A maioria das aves utiliza seus bicos como pinça para capturar seu alimento, mas o biguatinga o usa como arpão, espetando a presa com seu bico afilado e serrilhado.

 

Dados Científicos

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Suliformes
Família: Anhingidae, Reichenbach, 1849
Espécie: A. anhinga
Nome Científico: Anhinga anhinga, (Linnaeus, 1766)
Nome em Inglês: Anhinga