Guaiamum

Informações do animal

Nome: Guaiamum
Nome científico: Cardisoma guanhumi

Característica

 

Tamanho: Sua carapaça pode atingir 10 cm de largura, mais de 30 cm de envergadura incluindo as pernas, e pesar 500 gramas, seu aspecto geral lembra um pouco os carangueijos-uçás (Ucides cordatus), mas não possuem muitos pêlos nas pernas, e a coloração é distinta.

Alimentação

 

Alimenta-se de  frutas e folhas mortas no solo próximo à sua toca, principalmente folhas de árvores do mangue. Consomem também, insetos e outros pequenos animais. Geralmente carregam estes alimentos para dentro da sua toca, onde se alimentam, ou deixam estocados para comer depois.

Reprodução

 

Apresenta dimorfismo sexual, como quase todos os caranguejos, a distinção pode ser feita facilmente através da análise do abdômen, que fica dobrado sobre a porção ventral da carapaça. Fêmeas possuem o abdômen largo, onde incubam seus ovos. Nos machos, o abdômen é estreito. A diferença de tamanho das quelas, embora mais evidente nos machos, é presente em menor grau também nas fêmeas, e não pode ser usada para a diferenciação. Apesar de ser ativo no ambiente terrestre, requer acesso regular à água
para imersão e depende do mar para a liberação e desenvolvimento larval planctônico (BURGGREN e McMAHON, 1988). Animais de ambos os sexos fazem a “andada”, quando há o comportamento de côrte e cópula. Porocasião da desova as fêmeas migram para o mar para a postura dos ovos. As que habitam regiões mais interiores podem ter que se deslocar por vários quilômetros até que alcancem a água salgada (GIFFORD, 1962). As desovas podem ocorrer mais de uma vez no mesmo ano sem que haja necessidade de nova cópula.
 

Hábitos

 

Habita áreas estuarinas das zonas tropicais e subtropicais da costa atlântica, americana, sua ocorrência é restrita a área de manguezais,
onde constrói suas tocas na borda superior, em terrenos mais altos. Esses abrigos, construídos em solo hidromórfico, podem conservar água em seu interior, e que geralmente não está a mais de 1,5 m da entrada.
 

Distribuição Geográfica

 

Em São Francisco do Sul, 15 de abril de 2013.


 

 

Existem registros deste animal nas seguintes cidades:

Registro mais recente: Em Sao Francisco do Sul - 24/04/2013

Curiosidades

Dados Científicos

 


Classificação científica:

Reino:Animalia
Filo:Arthropoda
Subfilo:Crustacea
Classe:Malacostraca
Ordem:Decapoda
Infraordem:Brachyura
Superfamília:Grapsoidea
Família:Gecarcinidae
Género:Cardisoma
Espécie:C. guanhumi
Nome científicol:Cardisoma guanhumi, Latreille, 1828