Cambacica

Videos deste animal     (1)

Sons deste animal

  1. Cambacica

Informações do animal

Nome: Cambacica
Nome científico: Coereba flaveola
Nomes populares: mariquita, chupa mel, chiquita, sebinho, caga-sebo, cabeça-de-vaca, sebito, sebinho, papa-banana, saí, tem-tem-coroado.

Característica

Mede aproximadamente 10,8 centímetros e pesa cerca de 10 gramas. Não apresenta dimorfismo sexual. Tem plumagem amarela na região ventral, dorso marrom e listras brancas e pretas na cabeça. O juvenil possui tonalidade parda e a região ventral levemente amarela.

 

Alimentação

Onívora, alimenta-se de artrópodes, de frutas, como banana, mamão, jabuticaba e laranja, e também de néctar. É atraída pelas garrafas de água açucarada destinadas aos beija-flores.

 

Reprodução

O ninho para reprodução é construído pelo casal, feito de capim seco de formato esférico com entrada lateral.  Põe até três ovos que são incubados pela fêmea.

 

 

Hábitos

Muito ativa e agressiva. Costuma viver aos pares ou solitárias. Habita áreas abertas onde existam flores, até mesmo jardins. Tem grande adaptabilidade a áreas urbanas. A fêmea canta com menor frequência que o macho. Costuma tomar diversos banhos devido ao contato com o néctar. Depois dos beija-flores, esta é a segunda espécie mais frequentadora dos bebedouros artificias.

 

Distribuição Geográfica

 

Registrada em Camboriú, em agosto/2010.

Em Itapoa, Reserva Volta Velha, 05 de julho de 2012.

 

 

Existem registros deste animal nas seguintes cidades:

Itapoa (1)
Gaspar (1)
Sem localização (3)
Registro mais recente: Em Brusque - 26/09/2013

Curiosidades

Observação do autor – Fiquei muito surpreso quando descobri por que todo dia, no final da tarde, uma cambacica aparecia na minha casa. Enquanto eu permanecesse na sacada ela ficava por perto me observando como que querendo algo. Na verdade ela estava esperando eu sair para poder ir para o ninho que tinha feito em um bonsai meu. Isso no inverno, que não é seu período reprodutivo. Pesquisei e constatei que esta ave constrói ninhos que servem apenas como dormitório.

 

 

Dados Científicos

 

Classificação Científica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Coerebidae,  d'Orbigny & Lafresnaye, 1838
Espécie: C. flaveola
Nome Científico: Coereba flaveola, (Linnaeus, 1758)
Nome em Inglês:Bananaquit
 

Mais nomes

mariquita, chupa mel, chiquita, sebinho, caga-sebo, cabeça-de-vaca, sebito, sebinho, papa-banana, saí, tem-tem-coroado.

Ocorrências