Garça-branca-grande

Informações do animal

Nome: Garça-branca-grande
Nome científico: Ardea alba
Nomes populares: garça-branca.

Característica

Mede de 65 a 104 centímetros e pesa de 700 gramas a 1,5 quilo. É de fácil identificação por suas longas pernas e pescoço. Possui o corpo inteiramente branco, bico longo amarelado, pernas e dedos pretos e íris amarela. A espécie é por vezes incluída no gênero Casmerodius.

Alimentação

Peixes, anfíbios, répteis, insetos e crustáceos capturados na água, entre a vegetação aquática ou nas proximidades. Ocasionalmente come pequenas aves e mamíferos.

Reprodução

Constrói seu ninho com gravetos, sobre as árvores ou arbustos, em grandes ninhais onde existem vários indivíduos de várias muitas outras espécies de aves aquáticas. No período reprodutivo surgem, nos dois sexos, grandes penas no dorso, as egretes, que foram usadas por muitos anos no setor têxtil europeu como adornos, causando a morte das garças exatamente na época de reprodução. Esse costume está completamente abolido atualmente.

Hábitos

Pode ser encontrada em grandes concentrações com várias espécies às margens de rios, lagos e banhados. Possui hábitos migratórios. Atualmente tem uma população abundante.

Distribuição Geográfica

 

Existem registros deste animal nas seguintes cidades:

Laguna (4)
Sem localização (4)
Registro mais recente: Em Laguna - 23/01/2014

Curiosidades

A maioria das aves produz um ovo por dia, mas só começam a chocá-los quando a ninhada está completa, para que todos os filhotes nasçam ao mesmo tempo. A garça-branca-grande, porém, começa a chocar a partir do primeiro ovo, proporcionando, ao primeiro filhote, vantagem sobre os demais. Em um ano bom, quando há bastante comida, acontecem poucas brigas e todos sobrevivem. Já em um ano ruim, as brigas são constantes e os adultos não intervêm. Estes levam peixes para o ninho para alimentar os filhotes, que disputam a divisão dos pedaços. Se a comida for pouca, essas brigas tornam-se sérias e muitas vezes o filhote mais forte mata os menores para garantir mais comida pra si. Parece cruel, mas isso, no entanto, garante pelo menos que o filhote mais velho terá alimento o suficiente para sobreviver.

Dados Científicos

 


Classificação Científica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes
Família: Ardeidae, Leach, 1820
Espécie: A. alba
Nome Científico:Ardea Alba,Linnaeus, 1758
Nome em Inglês:Great Egret
 

Mais nomes

garça-branca.

Ocorrências